quinta-feira, 17 de junho de 2010

Workshop: Criação e composição tipográfica: lettering zig zag.

"Tudo que é escrito tem a ver com tipografia. Tudo tem a ver com o tipo, mesmo que seja uma pintura ou uma carta escrita à mão". O professor Márlon Calza cita a frase de um importante designer alemão, Wolfgang Weigart, para mostrar a importância dos processos tipográficos na comunicação. Marlon leva os estudantes a uma viagem na história da escrita, o estilo da escrita e a tipografia desde o período romano até à atualidade com a tipografia digital. A diferenciação de tipos, fontes e famílias tipográficas são apresentadas como a base para a construção do trabalho, tanto em peças publicitárias, artísticas como de conteúdo informativo. O estudo tipográfico é necessário para adequação da mensagem a cada tipo de público, considerando-se o conteúdo ao qual a mensagem se propõe e a finalidade estética da peça. A originalidade é ressaltada como fator suscitado pela criatividade na produção do trabalho. "o estilo tipográfico não se baseia em uma tecnologia, mas no ofício da escrita. A criatividade sobrepõe a tecnologia", afirma Márlon. O lettering zigzag é a criação de um tipo caligráfico contínuo, feito inicialmente à mão, considerando-se a geometria e a estrutura técnica no desenho das letras. Geradas as alternativas, a partir do desenho, materializa-se o lettering por meio de uma atividade prática que instigou a curiosidade dos participantes, ao usar fitas de vários tipos, rolos de papel e diversos materiais alternativos que dão formas inusitadas aos experimentos.

João Alberto Filho, estdante de jornalismo da Unifra

Nenhum comentário:

Postar um comentário