quinta-feira, 17 de junho de 2010

Originalidade na mídia através de T-shirts

Marlon Calza, publicitário e professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), ministrou uma palestra bem original na manhã desta quinta-feira. Calza fez um desdobramento de sua pesquisa para o mestrado, onde abordou as T-shirts (camisetas) enquanto mídia. Ele afirmou que a originalidade na pesquisa começa na escolha do objeto a ser estudado.
O publicitário mostrou slides sobre a história das camisetas. Foi nas décadas de 40 e 50 que as t-shirts tornaram-se parte das tribos urbanas. Utilizadas para expressar a rebeldia e contestação dos jovens da época, a peça ganhou maiores proporções nas décadas de 60 e 70 quando os grafismos e as mensagens ideológicas circulavam explícitas em suas estampas.
De lá pra cá, muitas evoluções ocorreram. Veja você, que exite camiseta com pontos de LCD no tecido, o que faz refletir desenhos luminosos como estampas. Na Suécia, existe a camiseta-notícia com circulação mensal e/ou semestral. São peças que trazem fatos interessantes (do ponto de vista do grupo criador do objeto) e chegam aos compradores via correio.
Eis as t-shirts midiáticas! Calza mostrou também, as camisetas como convite para evento, merchandising e promocional. E você, é adepto(a) das expressivas t-shirts?


Sabrina Kluwe, estudante de jornalismo da Unifra

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