quarta-feira, 16 de junho de 2010

História em quadrinhos

“È muito interessante, é uma proposta nova, outro tipo de arte que também é jornalismo” este é o comentário de Leandro Rodrigues referente à temática da palestra ministrada por Augusto Paim -Originalidade na Produção Jornalística- no 8º Fórum de Comunicação da UNIFRA.

Devido a manter seu foco na área de reportagem e cultura, o interesse de Paim sobressaiu de um jornalismo metódico e adentrou em um jornalismo de formato ainda não muito estudado, o jornalismo em quadrinhos.

O jornalista citou nomes de referência na área, como Art Speagmann (MAUS) e Joe Sacco (Palestina- Uma História de Sarajevo) para expressar como a técnica, tanto quanto biografia ou registro de conflitos, pode ser um veículo para transmitir informações e dados históricos, sem que desenho e contexto distorçam a realidade.

“A originalidade requer inspiração, criatividade, confiança e a imaginação de ver o que ninguém vê, deve-se mudar o ângulo de visão, imaginar uma pauta e não confirmar uma tese, que em suma, é o que o redator necessita para desenvolver este modelo inovador de jornalismo”, explica o palestrante.

Fernando Custódio, estudante de jornalismo da UNIFRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário